domingo, 11 de outubro de 2009

COMO SURGIU A NOITE


Quando o mundo era ainda bem novo, não existia a noite, nem havia animais. Só plantas e pessoas. A claridade não acabava nunca e ninguém conseguia dormir nem descansar direito.
Somente a Cobra Grande, que surgiu, possuia a noite. Mas ela era egoísta e não repartia a noite com ninguém. Conserva-a guardada dentro de um coco bem fechado com breu, no fundo do rio onde costumava banhar-se
Os índios, as árvores, os riachos, todos viviam pedindo e implorando à Cobra Grande, que lhes desse um pouquinho da noite para dormirem e descansarem, mas ela nem ligava. Continuava enrolada em seu tronco ou banhando-se no rio.
A Cobra grande tinha uma filha, uma índia muito bonita. Um dia ela casou-se. Depois de algum tempo, seu marido já não conseguia trabalhar de tanto sono e cansaço. Então, com pena dele, ela ordenou-lhe que enviasse seus três escravos até a Cobra Grande, que em seu nome lhes entregaria o coco onde guardava a noite. Dessa maneira seu marido poderia dormir um pouco. Logo eles partiram.
Muito a contragosto, a Cobra Grande entregou aos escravos o coco, mas recomendou-lhes que não o abrissem, pois somente sua filha podia fazer isso.
Imediatamente, os escravos correram de volta. No meio do caminho, porém vencidos pela curiosidade, acabaram derretendo o breu e abrindo o coco. Quando a noite se viu livre, espalhou-se por toda floresta. Tudo virou escuridão. Ninguém enxergava mais nada. As árvore que haviam morrido de cansaço transformaram-se em toda espécie de animais que cobre a terra.
Os escravos ficaram apavorados, mas nada puderam fazer. Agora ia ser pior: todos teriam que viver na escuridão. A salvação foi a filha da Cobra Grande, que era feiticeira também, possuia o segredo de dominar a noite. Como era boa e gostava muito do seu marido, resolveu o problema. Com um fio do seu próprio cabelo, cortou o espaço e logo separou o dia da noite, da maneira que é até o hoje.
Os três escravos, como castigo foram transformados em macacos. Logo, pularam para o alto de um coqueiro e começaram a apanhar cocos, atirando-os com raiva no chão
__________________________________________________________________________
Para inaugurar o blog coloco aqui um conto de como surgiu a noite segundo nossos Irmãos Indiginas......
Desconheço o nome do autor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário