domingo, 11 de outubro de 2009

Alquimia

“A alquimia foi uma atividade pré-científica que visava alcançar uma melhor compreensão do cosmo, da matéria e do homem.” (Trecho do Livro Alquimia, Magia e Bruxaria de autor cujo o qual não consegui identificar).

Lendo este livro resolvi falar um pouco sobre Alquimia, e peço aos mais entendidos que me perdoem e me corrijam se necessário, caso venha a cometer algum erro em meus relatos.
Os alquimistas acreditavam que através de certas técnicas era possível transformar a matéria, como transformar metais de pouco valor em ouro e prata, e que também era possível se tornar jovem e curar todas as doenças tendo assim uma vida eterna se assim escolhessem.
Através de um instrumento se assim pode ser chamado “A Pedra Filosofal ou Elixir da Vida”, quem assistiu “Harry Potter” ou leu “O Alquimista de Paulo Coelho”, deve saber ou pelo menos ter uma idéia do que é a “Pedra Filosofal”.
Muitos Alquimistas passaram a vida inteira a procura de meios mágicos e científicos para chegaram a tão sonhada pedra filosofal que segundo reza a lenda uma lasca dela poderia transformar metais como o chumbo em ouro, ou se fazer o elixir (do árabe al-iksir, "pó seco") o qual recebia o nome de “Elixir da Vida” ou “Panacéia Universal” , cujo o qual acreditavam ter o poder de cura, e o rejuvenescimento. Alguns conseguiram sucesso e até ter privilégio social na época, já outros não tiveram a mesma  sorte e foram perseguidos. A coisa ficou realmente feia na época da Inquisição realizada pela Igreja Católica (Na minha opinião o período negro e nefasto deste Religião) e nesta época foi proibida a pratica da alquimia.
Muitos na época acreditavam que Nicolas Flamel, tabelião e alquimista francês do século XIV, havia descoberto a Elixir da Vida ou Pedra Filosofal como preferir, por ter acumulado grande riqueza na época e segundo a lenda muitos acreditavam que em um sonho ele tinha descoberto um livro oculto o qual possuía a arte para se fazer a Pedra Filosofal.
Mas o fato é que através da insanidade destes alquimistas atrás de transformar metais em ouro e possuir a vida eterna, é que a química deve sua existência, e muitos dos materiais que são usados hoje foram inventados por eles, e varias substancias descobertas por estes cientistas ou magos como você preferir.

Por Cleodir Lopes Antunes (Shackal).

Fonte de Inspiração: ALQUIMIA, MAGIA E BRUXARIA
Autor: Desconhecido. (Procurei na Internet mais não consegui achar o autor desta obra se alguém souber por favor entre em contato comigo para que possa dar os devidos créditos).

Um comentário:

  1. Oi Shackal ^^

    Bah, muito obrigada pelo seu comentário, Amigo ^^

    Fiquei muito feliz com a sua visita! Considero-o muito!

    É sempre bem vindo no meu humilde blog =)

    Gostei muito do seu post e já li algo sobre isso! Antigamente, muitos deles, passavam o maior tempo procurando achar a imortalidade, eternidade e acima de tudo, permanecer jovens! Porém, como você mesmo citou, com a Inquisição as coisas tornaram-se complicadas!

    Muito legal o seu blog!

    ResponderExcluir